Como começou
A ideia de criar um blogue já é antiga e levei bastante tempo até perceber realmente o que gostaria de ver publicado.
Na altura estava desempregada, a minha última experiência profissional tinha sido numa gráfica e tinha acabado de ser mãe. Com tanto tempo disponível, começaram a crescer muitos outros interesses a par da experiência desafiante da maternidade.
Essas curiosidades ganharam outra dimensão e cresceram até se tornarem paixões. Qualquer paixão é estimulante, por isso dei comigo a pesquisar constantemente ideias e autores que pudessem aumentar o meu conhecimento, e fui elaborando em simultâneo alguns trabalhos que acabaram por representar um desafio e uma aprendizagem constantes.
Alguns destes interesses nasceram com a maternidade e guardei-lhes o gosto, como a pastelaria e a decoração de bolos e cupcakes, outros tinham sido um pouco esquecidos desde o tempo da meninice como o crochet e o bordado, o prazer de desenhar acompanhou-me desde que me lembro de existir. Adoro passar as minhas ideias para o papel, sujar as mãos com a grafite e tintas e rabiscar de tudo um pouco, mas também isso andou adormecido.
Sempre fui uma gulosa por bolos, doces, biscoitos, enfim e sobretudo CHOCOLATE, uhhhh, maravilhoso sabor. Mas quem me fez interessar pela pastelaria e decoração de doces foi o meu filho. Uma festa aqui, um aniversário ali, um projeto de escola, e fui fazendo mais e mais experiências. Como gosto de trabalhar com as mãos isto foi bastante intuitivo e desafiante. É que trabalhar com a pasta de açúcar e o glacê não é pêra doce! Mas, neste campo sou só mesmo uma curiosa e claro está...uma gulosa. 😉😋
Com o crochet vieram outros materiais e outras técnicas ligadas a esta arte. Ok, aqui muitas pessoas podem não concordar comigo, mas se vissem as possibilidades que alguns autores já apresentaram ao trabalhar o crochet, poderiam vir a mudar de ideia... bom, pelo menos um pouco. O Amigurumi, o Trapilho, a linha, o fio de lã e algodão, a sua combinação com as várias técnicas de bordado à mão, e muitas outros matérias e técnicas ligadas ao crochet...eu fiquei apaixonada com as possibilidades infinitas e dei largas à minha imaginação.
No bordado comecei pelos pontos mais simples e pela sua combinação. Depois criei esquemas cujos elementos foram inspirados nos desenhos do meu filho. As crianças conseguem ver tudo de uma maneira tão simples e divertida, e não é por ser uma mãe babada, mas o meu pequenote tem muita imaginação e um jeito especial para o desenho. O meu desenho sempre foi muito de observação e talvez por isso seja tão realista, mas tenho um grande gosto pela simplicidade de alguns autores.
Como também sei costurar... felizmente tenho uma mãe muito habilidosa que me ensinou isto tudo...Obrigado mãe!!!💋 e tenho uma máquina de costura, também faço bonecos de peluche e algumas peças para mim, e foram nestas peças que comecei a experimentar o bordado.
Desenhar sempre foi o que mais adorei fazer, ou aquela actividade em que me vi mais facilmente, afinal comecei desde pequenina a usar o lápis como o meu melhor amigo. A ilustração apaixona-me. Acho que ainda não encontrei o meu estilo e sinceramente não gosto muito de etiquetas, mas posso confessar que me sinto mais à vontade no traço realista e sobretudo na criação de personagens, ou na captura dos movimentos e expressões. A chama andava um pouco apagada mas, com a oferta de uma máquina fotográfica, comecei a captar os momentos do crescimento do meu filho, da sua aprendizagem e conhecimento do mundo. A par disto, fui registando esses fragmentos no papel.
Os meus trabalhos de manualidades são uma extensão do gosto pelo desenho e surgiram como consequência de pesquisas e mais uma vez da comemoração de épocas festivas. Com isto surgiram os meus interesses pelo origami e pelo kirigami.
A minha paixão pela leitura também vem dos tempos de criança. Sempre adorei ler, principalmente aventuras e ver as ilustrações desses livros, fazia o resto do trabalho da imaginação. Esse gosto, cresceu bastante quando estudei em Lisboa, mas aqui já era uma literatura mais adulta e a maior parte dos livros foram-me emprestados por amigos. Depois, a minha biblioteca foi crescendo aos poucos, mas com o crescimento do meu filhote a dele também foi crescendo e eu voltei a ler literatura infantil e juvenil, que sempre adorei.
E porque é que vos estou a falar de literatura infantil? Ora bem, este vai ser o mote para a elaboração de alguns projectos, trabalhos esses que vão englobar as técnicas que acima referi, ou seja, vou procurar uma interligação de todas elas com base numa obra literária ou parte dela. Este vai ser o meu desafio, e espero que seja tão estimulante para vocês como está sendo para mim.
Peço desculpa se este post foi um pouco longo, e provavelmente muitos de vocês não chegaram ao fim, mas achei importante esta introdução em registo de apresentação.
Espero que também tenha feito umas cocegas na vossa curiosidade, porque agora, a par dos posts que vou colocando, com a regularidade possível, vou também lançar projectos que podem acompanhar o progresso no respetivo link.
Bons trabalhos, boas leituras e até ao próximo post.😃
Comentários
Enviar um comentário